Por Guilherme Salvadori – Engenheiro Pré-Vendas
Introdução
A necessidade por alta capacidade de banda é cada vez maior no mercado de provedores de internet (ISPs). Encontrar uma solução para ampliar a capacidade dos links otimizando a infraestrutura de fibra óptica existente, é primordial para a competitividade do negócio.
O que é e para que serve
A tecnologia xWDM existe desde o final dos anos 70. A técnica consiste em multiplexar comprimentos de onda, possibilitando assim a transmissão de múltiplos canais ópticos em apenas um par de fibras. Os padrões de xWDM mais conhecidos no mercado são o CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing) e o DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).
O padrão CWDM permite a transmissão de até 18 canais que vão de 1271nm a 1611nm, com 20nm de espaçamento (ITU-T G.694.2). Este padrão permite a transmissão de canais com banda de até 2,5Gb e distância de até 60km, não permitindo amplificação óptica EDFA devido ao espaçamento entre os canais.
A multiplexação do tipo DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), apresenta espaçamentos de canais mais densos que podem variar de 1,6nm até 0,2nm. Isso permite a multiplexação de uma maior quantidade de canais do que o CWDM, podendo transmitir mais de 128 canais em um único par de fibras. A tecnologia permite uma capacidade de transmissão por canal de até 100Gb e pode chegar a centenas de quilômetros com a utilização de amplificadores.
Quando utilizar
É notável a popularização de equipamentos com interfaces 10Gb Ethernet para a transmissão de dados, porém os consumidores finais estão demandando conexões de internet cada vez maiores, o que acaba congestionando os links 10Gb existentes.
Com isso, existem as opções de investir em switches com portas de 40Gb ou 100Gb (como por exemplo os switches da Datacom: DM4170, DM4250 e DM4270 ou utilizar mais portas 10Gb dos switches já existentes.
No caso de utilizar mais portas 10Gb existe o problema de infraestrutura física, neste cenário entra o DWDM que otimiza a fibra óptica existente passando múltiplos canais 10Gb somente acrescentando um equipamento passivo nas pontas, sem ter que alterar nada na fibra óptica de uplink.
Solução Datacom
A Datacom possui uma solução compacta e passiva que amplia a capacidade de transmissão da fibra óptica, viabilizando o transporte até 08 canais de 10Gb de forma transparente sobre um único par de fibra.
O DM936 Mux/Demux é um equipamento compacto que pode ser instalado em rack 19” através do adaptador MA-26, que tem capacidade para instalação de até 3 unidades do equipamento em 1U de altura. Pelo fato de ser passivo, o DM936 não necessita de alimentação elétrica para operar, basta conectar os cordões ópticos provenientes dos transceivers DWDM coloridos instalados no switch do cliente.
A solução da Datacom permite atingir uma distância de até 65km somente com mux/demux, sem amplificação óptica:
Existe também o módulo amplificador óptico EDFA, que ocupa 1U de altura, possui fonte redundante e gerência SNMP. Com a adição do amplificador óptico, é possível chegar a links de até 80km:
Em enlaces muito longos, temos o efeito chamado dispersão cromática, que é o alargamento do sinal óptico devido às diferentes velocidades dos comprimentos de onda que estão trafegando na fibra. A Datacom possui o módulo DM936-DCM40 que corrige o efeito da dispersão cromática, utilizando este módulo em conjunto com o amplificador EDFA é possível atingir até 110km:
Algumas observações interessantes sobre a solução:
Para maiores detalhes, consulte o datasheet clicando neste link, ou entre em contato com a nossa equipe de pré-vendas: suporte.prevendas@datacom.com.br. Estamos à disposição para lhe auxiliar no desenho da topologia da sua rede e na escolha do produto mais adequado à sua necessidade.
Para dúvidas e solicitação de proposta, não hesite em contatar a equipe comercial da Datacom: comercial@datacom.com.br (+55) 51 3933 3000.
ATUALIZADO EM 10/06/2020:
Em 2020, a Datacom lançou novos modelos de DWDM passivos, que além do modelo de 8 portas informado neste artigo, contempla as seguintes configurações:
É possível verificar maiores detalhes no artigo Novas soluções para ampliação de links ópticos de 10Gb.