15/06/2022
Proteção de anéis com as chaves ópticas Datacom

Por Michel de Freitas Caldeira - Analista de Pré-Vendas

A indisponibilidade de redundância dos links de anéis ópticos acaba elevando os custos operacionais do provedor/operadora de internet. Para evitar a interrupção de serviços, deslocamentos emergenciais ou até mesmo acionamento das equipes de plantão, a Datacom conta em seu portfólio as chaves ópticas DM962-OPU, DM964-OPU e DM962-OPU-C para proteção de anéis ópticos. As chaves ópticas promovem o by-pass (desvio) do elemento do enlace em caso de falta de energia elétrica e assim garantindo a continuidade da redundância do anel óptico, mantendo assim os demais serviços ativos e protegidos. 

Neste artigo, vamos demonstrar como aplicar na topologia em anel utilizando uma chave óptica DM962-OPU, DM964-OPU e DM962-OPU-C.

 

1 – Produtos

O DM962-OPU e DM962-OPU-C possuem sua funcionalidade voltada para links de anéis bidirecionais com uma fibra, enquanto o DM964-OPU tem sua funcionalidade voltada para links de anéis unidirecionais com duas fibras. 

O DM962-OPU e DM964-OPU possuem conectores monomodo SC/UPC, fonte de alimentação AC/DC full range, dimensões compactas para instalação em RACK de 19 polegadas em 1U de altura. 

Principais características:

  • Portas com conectores monomodo SC/UPC;
  • Interfaces com uma ou duas fibras;
  • Baixa perda de inserção, inferior a 1dB;
  • Janela de operação óptica de 1260nm a 1610nm;
  • Durabilidade da chave óptica de 5 milhões de ciclos;
  • Fonte de alimentação de 93 a 250VAC ou de 36 a 72VDC com seleção automática;
  • Baixo consumo 6,5W;
  • Gabinete compacto (195x200x44mm) em 1U de altura, para fixação em RACK de 19”;
  • Acessório opcional MA-01, para instalação em rack 19” com equipamento terminal de cliente;
  • Não necessita de configurações;
  • Chaveamento para by-pass por entrada de comando por tensão, ou contato seco ou acionamento do botão de teste.

O DM962-OPU-C possui conectores monomodo SC/UPC, fonte de alimentação AC full range, dimensões compactas para instalação em RACK de 19 polegadas em 1U de altura.

Principais características:

  • Portas com conectores monomodo SC/UPC;
  • Interfaces com uma ou duas fibras;
  • Baixa perda de inserção, inferior a 1dB;
  • Janela de operação óptica de 1260nm a 1610nm;
  • Durabilidade da chave óptica de 5 milhões de ciclos;
  • Fonte Externa AC full range de 100 a 240VAC, com seleção automática;
  • Baixo consumo 5W;
  • Gabinete compacto (195x200x44mm) em 1U de altura, para fixação em RACK de 19”;
  • Acessório opcional MA-01, para instalação em rack 19” com equipamento terminal de cliente;
  • Não necessita de configurações;

 

2 – Topologia

O DM962-OPU ou DM962-OPU-C devem ser instalados junto ao equipamento correspondente ao nó do anel óptico que se queira fazer o by-pass em caso de falha. O diagrama abaixo indica a topologia adotada considerando anéis de uma fibra (bidirecionais), ou seja, com comprimentos de onda distintos.

Figura 4. Instalação em Anel de uma fibra utilizando DM962-OPU-C

 

O DM964-OPU deve ser instalado junto ao equipamento correspondente ao nó do anel óptico que se queira fazer o by-pass em caso de falha. O diagrama abaixo indica a topologia adotada considerando anéis de duas fibras (unidirecionais), ou seja, cada fibra adotará um sentido de tráfego dentre os equipamentos.

Figura 5. Instalação em Anel de duas fibras utilizando DM964-OPU

 

3 – Funcionamento

A figura abaixo ilustra uma situação onde seis equipamentos pertencentes a um anel bidirecional estão equipados com a chave óptica DM962-OPU-C. Em uma situação sem falhas, a chave óptica DM962-OPU-C direciona o tráfego para o elemento do anel ao qual está conectada através das portas CLIENT.

Distâncias:

  • DATACENTER x LINK A = 10km
  • LINK A x LINK B = 10km

 

Figura 6. Topologia em Anel de uma fibra utilizando DM962-OPU-C sem falha

 

Para a determinação do alcance dos transceivers usados nos equipamentos de cliente, deve-se levar em consideração a queda (by-pass) de pelo menos um cliente vizinho. Quando houver um by-pass na rede a distância entre dois nós ativos adjacentes irá aumentar e a atenuação introduzida pelo comprimento adicional de fibra óptica precisa ser atendida, ou seja, serão somadas as distâncias.

Figura 7. Topologia em Anel de uma fibra utilizando DM962-OPU-C com falha

 

O chaveamento by-pass ocorre por falha na alimentação!

Em nosso exemplo com a ocorrência de falha de energia no “LINK A” após o DM962-OPU-C ter efetuado um link BY-PASS passamos a considerar uma distância total de 20km entre o “DATACENTER” e o “LINK B”, fazendo com que o tráfego de dados seja comutado para o link BY-PASS garantindo a continuidade da redundância do anel. Retornando a energia no “LINK A” o anel voltar a ter a proteção principal.

A Topologia em Anel de duas Fibras utilizando o DM964-OPU só difere na instalação conforme a Figura 5, os processos e mecanismos de proteção serão os mesmos.

A utilização de chave óptica é uma solução que agrega segurança da rede legada e das novas redes IP, que engloba inúmeras vantagens aos nossos clientes, pois alia qualidade de serviços, redução de CAPEX e alta disponibilidade e proteção dos serviços.

Caso tenha ficado com dúvidas sobre este procedimento, você pode entrar em contato com a equipe de suporte técnico da Datacom através do nosso portal de autoatendimento DmSupport ou através da central de atendimento (+55) 51 3933 3122.

Além da solução de chave óptica apresentada, a Datacom possui um grande portfólio de Switches Ethernet, GPON, Roteadores, Servidores, Gerência de Redes, entre outros.

Caso tenha dúvidas sobre aplicações, não hesite em contatar a nossa equipe suporte.prevendas@datacom.com.br. Você pode solicitar o descritivo do equipamento apresentado neste artigo ou solicitar nossa ajuda para escolher o produto mais adequado à sua necessidade.

Para dúvidas e solicitação de proposta, não hesite em contatar a equipe comercial da Datacom: comercial@datacom.com.br, pelo whatsapp dos gerentes de contas ou (+55) 51 3933 3000.

TAGS