O Anuário Informática Hoje, que desde 1986 faz análise do desempenho econômico-financeiro das empresas que atuam no mercado brasileiro de tecnologia da informação, classificou a Datacom, na edição de 2022, como destaque de hardware entre as 200 maiores empresas de TI eleitas pela publicação. A alta demanda por equipamentos de rede alavancou os resultados da Datacom, com o fornecimento para os mercados de provedores de acesso à Internet e operadoras de telecomunicações.
De acordo com Antônio Carlos T. Porto, CEO Datacom, “os serviços e o trabalho remotos exigem banda larga e conectividade de melhor qualidade, tanto no mercado corporativo quanto em residências e tiveram impacto positivo nos nossos negócios”, disse. A empresa obteve um crescimento de 15,4% na receita líquida em reais e 19,6% de rentabilidade sobre as vendas, resultados impulsionados, segundo Porto, principalmente pela demanda dos provedores de acesso à Internet: A Datacom ganha com a demanda dos ISPs. “Lançamos produtos específicos para esse mercado com preços mais acessíveis, o que permitiu um aumento considerável das vendas”, comentou o executivo.
Fabricante de switches, roteadores e sistemas Gpon, a Datacom foi criada em 1998 em Porto Alegre, atualmente com a unidade administrativa e fabril em Eldorado do Sul (RS). “Investimos em equipes especializadas e trabalhamos com dezenas de desenvolvedores atuando diretamente na criação de novos produtos”, afirmou. A Datacom produz soluções para backbones de acesso com linhas que incluem switches metro ethernet, Gpon, plataformas de acesso multisserviço, além de oferecer serviços de projetos, implantação, capacitação e suporte. “Nossa estratégia é de inovação constante para o atendimento de demandas como a rede 5G e novos sistemas para os provedores de acesso à Internet”, garante Porto. A empresa está atenta às demandas da nova rede que já está implantada em todas as capitais do país e começou o movimento de interiorização, além de acompanhar a consolidação dos provedores de acesso. “As redes estão em constante crescimento e aperfeiçoamento, exigindo novas funcionalidades e capacitação das equipes para atender esses mercados”, afirma.
Outra oportunidade de negócios são os produtos para data center nas aplicações em tempo real, virtualização, mobilidade e eficiência energética, exigindo arquiteturas de rede preparadas para essas demandas. Para esse mercado, a Datacom oferece a família DM4100, com modelos de 48 portas Gigabit e uplinks 10G em modo empilhado, com escalabilidade e segurança para topo do rack (ToR). Oferece, ainda, a solução em Chassis DM4000 que faz o papel de agregador 10G. Além de produtos, a Datacom oferece projetos lógicos de redes para atender a variação nas demandas de acesso e maximizar o uso dos recursos. Comprometida com a agenda ambiental, social e de governança (ESG na sigla em inglês), a Datacom, segundo o CEO, tem seu sistema de gestão ambiental certificado com a ISSO 14.000 e o de gestão de saúde e segurança do trabalho com a ISSO 45.000: “Há vários anos temos aperfeiçoado os mecanismos de governança e compliance de acordo com as melhores práticas ESG”. Informou.
O aumento da preocupação com segurança, ESG e a adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entre os clientes são novas oportunidades de negócio para a Datacom. “Os planos para 2023 incluem a ampliação da presença no mercado corporativo, com soluções de comunicação com switches e roteadores e serviços”, concluiu Porto.
Acesse aqui a revista oficial.