Datacom
04/04/2020
DM4380 – Invista em um switch 100GbE MPLS com comutação em hardware

Por Guilherme Salvadori – Engenheiro de Vendas

No início das suas operações, a maioria dos ISPs opta por utilizar switches e roteadores que efetuam toda a comutação de pacotes em software. Isso se deve em função do baixo custo e pela facilidade de configuração, visto que estes equipamentos são bem difundidos no mercado e possuem uma grande comunidade de apoio.

Quando a demanda de banda do ISP aumenta, estes equipamentos começam a não ter a mesma eficiência do início da operação, surgindo então problemas de travamento, aumento de latência, perda de pacotes, entre outros.

A solução deste problema é a utilização de switches com processamento de pacotes em hardware (wirespeed), ou seja, que possuem chipset dedicado para comutação de pacotes e não utilizam a CPU para esta finalidade, entregando na rede a capacidade total das interfaces.

A Datacom possui um amplo portfólio de switches metro ethernet wirespeed, que tem como principal aplicação o atendimento a redes de transporte, agregação e acesso de grandes operadoras e provedores de internet (ISPs). Para complementar o portfólio, a Datacom está lançando o modelo DM4380, que é o Switch 100GbE MPLS wirespeed com o melhor custo-benefício do mercado.

O DM4380 é um switch standalone com 1U de altura, e padrão para racks 19 polegadas. O equipamento possui 12 portas de 10GbE para acesso e 3 interfaces 40GbE/100GbE QSFP28, além de fontes de alimentação redundantes hot-swap com opções AC ou DC. O sistema operacional é o DmOS, o que garante robustez e alta disponibilidade de serviços.

O DmOS suporta uma série de funcionalidades L2, L3 e MPLS, dentre as quais destacam-se o suporte a operações com VLAN como QinQ e VLAN Translate, LAG/LACP, protocolos de roteamento IP estático e  dinâmico  através  de  OSPF  e  BGP, filtros  para  criação  de  políticas  de acesso  (ACL) e funcionalidades  de  QoS. Também são suportadas funcionalidades de transporte e agregação MPLS através de LDP, para criação de serviços L2 ponto-a-ponto (VPWS) e ponto-multiponto (VPLS), bem como serviços  IP através de L3VPNs.

A versatilidade é uma das principais características do DM4380, sendo possível a utilização como switch de concentração, agregação e até mesmo acesso. A topologia abaixo ilustra bem a flexibilidade deste produto:

 

 

Reparem que o DM4380 está sendo utilizado em 3 posições na rede exemplo. Os dois equipamentos que fazem parte do anel 100GbE, devido ao grande número de portas 10GbE, podem atuar concentrando atendimentos corporativos e/ou redes de acesso GPON. Já do lado direito da topologia podemos ver uma aplicação do DM4380 como um EDD 100GbE, demarcando a rede metro e entregando um link protegido de alto throughput para um provedor de internet.

O fato do equipamento possuir três (03) portas 100GbE é perfeito para a operação em anel, sendo que duas portas 100GbE são utilizadas para conectar ao anel e a terceira porta 100GbE pode ser utilizada como uplink para conectar ao roteador de borda.

 

 

Na topologia abaixo o DM4380 faz parte de uma rede de transporte metro ethernet de alto throughput compondo anéis de 40GbE e 100GbE.

 

 

Além do DM4380, a Datacom possui uma linha completa de switches MPLS, interoperáveis com equipamentos dos maiores fabricantes do mercado (Vide artigo de interoperabilidade do MPLS Datacom), que contemplam o DM4360, DM4370, DM4000, DM4100, DM4170, DM4270 e DM4775.

Acompanhe o nosso blog, sempre trazemos novidades de produtos e conteúdos técnicos de relevância para o seu negócio.

A Datacom conta com uma estrutura completa em sua matriz onde são ofertados treinamentos presenciais. No treinamento será possível manipular os equipamentos, realizar configurações de diversas topologias e cenários de aplicação em um ambiente de laboratório completo, além de poder contar com a ajuda dos nossos profissionais em uma série de boas práticas que ajudarão muito na operação de sua rede.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube, marque o recebimento de notificações e também compartilhe o link nas suas redes sociais. Para dúvidas e solicitação de proposta, não hesite em contatar a equipe comercial da Datacom: comercial@datacom.com.br (+55) 51 3933 3000.

Caso tenha dúvidas sobre estas aplicações, não hesite em contatar a nossa equipe suporte.prevendas@datacom.com.br. Estamos à disposição para lhe auxiliar na escolha do produto mais adequado à sua necessidade.

TAGS