Datacom
10/06/2020
Novas soluções para ampliação de links ópticos de 10Gb

Por Guilherme Salvadori – Engenheiro de Vendas

Em setembro de 2019, publicamos aqui no blog um artigo sobre DWDM passivo que explica como funciona a tecnologia e mostra os benefícios dessa solução, detalhando como o portfólio Datacom pode contribuir para ampliar a capacidade dos links ópticos dos provedores (ISPs). Confira o artigo clicando aqui.

Para complementar nossa linha de produtos para multiplexação óptica, que já conta com um MUX/DEMUX de 08 canais DWDM sobre um par de fibras, a Datacom está lançando mais dois modelos:

 

  • DM936 D32CH19

É um MUX / DEMUX DWDM de 32 canais 10Gb que utiliza duas fibras para uplink. Com este equipamento é possível transportar até 320Gb em umúnico par de fibras. O equipamento é compacto com 1U de altura e pode ser instalado em rack 19”.

Devem ser utilizados os transceivers DWDM nos comprimentos de onda específicos, que vão do CH19 ao CH50 da banda C (conforme ITU-T G.694.1).

Esta solução permite atingir uma distância de até 55km somente com mux/demux, sem amplificação óptica:

 

  • DM936 S16CH19:

É um MUX / DEMUX DWDM de 16 canais 10Gb, que utiliza somente uma fibra para uplink. Com este equipamento é possível transportar até 160Gb emuma única fibra óptica. O multiplexador é compacto com 1U de altura e pode ser instalado em rack 19”.

Nesta solução, são utilizados os mesmos transceivers de duas fibras que vão do CH19 ao CH50 da banda C. Sendo assim, temos que as portas de acesso são com duas fibras e somente o uplink do sistema é com uma fibra. Na foto abaixo podemos ver o detalhe dos conectores dos canais DWDM para duas fibras:

O DWDM trabalha na camada 1 do modelo OSI (física), com isso, não é necessário configuração no equipamento, é plug-and-play. Porém, no caso do DM936 S16CH19, deve-se ter maior atenção na interligação dos canais, visto que há um cruzamento de TX e RX entre canais distintos.

Em sistemas de fibra única (bidirecional), é necessário que não existam canais conflitantes dentro do espectro, por isso temos um comprimento de onda para TX e outro diferente para RX. No caso de sistemas com duas fibras (unidirecional) é utilizado o mesmo canal para TX e RX, como estão em fibras separadas não há o conflito de canais.

Como os canais de acesso do DM936 S16CH19 são unidirecionais, se faz necessário esse cruzamento. Abaixo temos um exemplo que ilustra melhor esse cenário:

Na ponta A temos o transceiver SFP+ do canal CH19 (conforme indicado na serigrafia do equipamento), vamos ligar o TX aonde indica C19 e o RX aonde indica C35.

Na ponta B temos o transceiver SFP+ do canal CH35, ligado na mesma posição da ponta A no MUX/DEMUX, porém invertido (RX no C19 e TX no C35).Com isso temos a separação dos canais, visto que o CH19 transmite no comprimento de onda 1562,23nm e o CH35 transmite no comprimento de onda 1549,32nm. O RX dos transceivers não possui filtro, podendo perceber comprimentos de onda que vão de 1260nm até 1600nm.

Esta solução permite atingir uma distância de até 55km somente com MUX/DEMUX:

Obs.: Este sistema não possui amplificação óptica.

Além destes dois novos MUX / DEMUX DWDM ainda está presente no portfólio o DM936 D8CH33 de 08 canais 10Gb que foi detalhado em outro artigo neste blog.

O resumo da solução está na imagem abaixo:

Os multiplexadores DM936 são compatíveis com qualquer switch ethernet do mercado, não sendo obrigatória a alteração dos equipamentos ativos já existentes.

Caso seja necessária a inclusão de novos switches no cenário com o multiplexador DWDM, a Datacom possui um grande portfólio que conta com switches de 1Gb, 10Gb, 40Gb e até 100Gb.

Para maiores detalhes, consulte o datasheet clicando neste link, ou entre em contato com a nossa equipe de pré-vendas: suporte.prevendas@datacom.com.br. Estamos à disposição para lhe auxiliar no desenho da topologia da sua rede e na escolha do produto mais adequado à sua necessidade.

Para dúvidas e solicitação de proposta, não hesite em contatar a equipe comercial da Datacom: comercial@datacom.com.br ou (+55) 51 3933 3000.